fbpx

Aulas e Workshops
de Chikung (QiGong)

Executar sequências de posturas e
movimentos aliados a respiração específica,
promovendo enraizamento e conexão

O Chikung é um dos pilares da Medicina Chinesa, sendo a  “arte e manipular a energia com êxito”. Consiste em sequências de posturas e movimentos lentos fluidos e suaves, aliando respiração específica.

Deste modo, promove-se o bem-estar geral, equilíbrio interno e um serenar da mente, ativando ainda a intuição, foco e determinação.

A sua prática potencia ainda o autodesenvolvimento do individuo, atuando ao nível físico, mental, emocional e energético do individuo.

Por mais que se possa ler sobre os benefícios desta prática energética, só quando se pratica de forma regular se alcança o total entendimento dos seus efeitos, pois os seus efeitos sentem-se no corpo e n mente.

Foi precisamente o que aconteceu comigo, no decorrer do 1º ano do Curso de Medicina Chinesa, quando contactei pela primeira vez com esta prática. De lá para cá, quanto mais pratico, mais me conecto, me conecto, me fortaleço energeticamente e mais amplio a minha capacidade respiratória – para além de melhorar a minha condição geral de Saúde e Bem-Estar.

Existe centenas de sistemas de Chikung distintos, e nos últimos anos tenho promovido a prática de alguns destes Sistemas através de aulas e workshops:

  • Apoio no tratamento de cancro
  • Os 18 movimentos do Taiji Qigong
  • Zhineng Qigong
  • Os 8 Brocados de Seda
  • Equilíbrio Emocional

A prática de qualquer um destes Sistemas promove o desenvolvimento da Energia Vital do Ser Humano, potenciando o autodesenvolvimento do indivíduo. Adicionalmente, cada um destes Sistemas tem ações específicas.

O sistema de Apoio no Tratamento de cancro, pretende regular a função dos tecidos e dos órgãos yin e yang, com vista a aumentar o potencial de cura. Este é um dos sistemas de Chikung médico, especifico para patologia e que sugiro que seja abordado como complemento aos tratamentos que esteja a realizar para o tratamento do cancro.

No sistema Os 18 movimentos do Taiji Qigong há “firmeza e doçura, plenitude e vazio, paz e tranquilidade ao mesmo tempo que movimento, plena continuidade nos passos, movimentos flexíveis e harmoniosos e combinação do Yi (intenção), Qi e Shen (consciência, espírito, mente)”

A prática deste sistema fortalece a essência, a energia vital e a nossa resistência natural. É provavelmente o Sistema de Chikung mais praticado em Portugal, na medida em que é aquele cujos efeitos da prática se faz sentir passado pouco tempo.

Quanto ao Sistema Zhineng QiGong, “Zhi” significa “sabedoria e inteligência e “Neng” significa “capacidade”, incluindo capacidades mentais e físicas.
E por isso, Zhineng Qigong é uma forma de Chikung que abre a sabedoria humana e fortalece as capacidades humanas. Praticando Zhineng Qigong promove-se o desenvolvimento da sabedoria da mente e a capacidade de auto-cura.

Os 8 Brocados de Seda é um sistema constituído por 8 partes (brocados) e na sua prática desenvolve-se um maior equilibro do corpo físico, com melhorias ao nível do sistema respiratório e nervoso, fortalece os membros e flexibiliza as articulações. Melhora ainda as funções cardiovasculares e melhora o sistema imunológico.

Uma das teorias de basilares da Medicina Chinesa é a Teoria dos 5 Elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Cada um destes elementos tem relação com Sistemas internos e com emoções: zanga/raiva, alegria, pensamento, tristeza e medo respetivamente. O sistema O Equilíbrio Emocional assenta nos princípios da teoria dos 5 Elementos, desenvolvendo a autorregulação de cada uma destas emoções, a partir da componente física do respetivo Elemento.

Aulas de Chikung

Novidades em breve

Workshops

Nos workshops de Chikung introduzo e desenvolvo a prática de Sistemas de Chikung específicos, assim como posturas de meditação, conexão e enraizamento e ainda desenvolvo um trabalho profundo de respiração.

Estou neste momento a preparar novos Workhops para o Outono/Inverno, quer em formato presencial, quer em formato online.

Consulte a agenda para saber quais os horários dos próximos Workhops

E inscreva-se aqui.